29 Jul. 2009

Conservação e restauro de objectos da colecção de funilaria do Museu Muncipal

Aproveitando a presença na Divisão de Cultura de Programas Ocupacionais, o Museu Municipal lançou desde o mês de Junho, um programa auspicioso de formação contínua na sua Oficina de Conservação e Restauro. Trata-se de dar formação específica na área da Conservação e Restauro de objectos da sua colecção de Funilaria.

Boas práticas que possam futuramente ser desenvolvidas pelos próprios nos seus pequenos objectos quotidianos e paralelamente a transmissão de hábitos de trabalho para objectos em risco, são, entre outros, alguns dos objectivos deste Workshop. Coordenados pela técnica Lurdes Pinto, é-lhes inicialmente e como introdução aos trabalhos, feita uma pequena explanação sobre a política de conservação e restauro seguida pela instituição, que se baseia na intervenção mínima essencial. Uma vez que nos encontramos perante objectos cujo suporte é essencialmente metal, são dadas explicações sobre a camada de óxidos, sua limpeza e desoxidação, sem destruir a camada protectora. São realizados de seguida um conjunto de procedimentos básicos, tais como: registo fotográfico, diagnóstico individual de patologias existentes, limpeza da sujidade superficial, desoxidação manual e mecânica dos objectos, remoção de vestígios de tintas, limpeza de “óleos e gorduras” com solventes orgânicos e detergente neutro e, finalmente, a aplicação de um estabilizador e um impermeabilizante. O objectivo último: a conservação do objecto. Este programa de formação irá continuar durante todo o Verão, criando condições de conservação adequadas aos inúmeros objectos e colecções existentes no Museu.