06 Ago. 2009

Assinados importantes protocolos na Freguesia de Sabugosa

No passado dia 5 de Agosto, durante os habituais festejos em honra da padroeira da freguesia de Sabugosa, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, deslocou-se, na companhia dos Srs. Vereadores, Dr. José António de Jesus e Eng.º António Dinis, à Freguesia de Sabugosa, onde eram aguardados, no Parque Abel de Lacerda, pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia,

Sr. Jorge Soares, pelos restantes elementos da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia de Sabugosa e pelo Sr. Pároco da freguesia. O Parque Abel Lacerda era o palco ideal para o momento que se seguiu: o da assinatura de dois importantes contratos programa entre o Município de Tondela e a Freguesia de Sabugosa. O primeiro acordo tinha por objecto a requalificação da área envolvente à Capela do Santo Cristo, no valor de 8.000 €, enquanto que, o segundo, prevê a concessão de apoio financeiro à freguesia de Sabugosa para a requalificação do próprio Parque Abel Lacerda, um magnifico espaço de lazer que irá ser colocado à disposição das populações e que será dotado de modernas infra-estruturas diversas, ao nível do mobiliário urbano, da recuperação do edifício existente (para quiosque/bar), com espelho de água, recuperação de muros, entre muitas outras. Na sua intervenção, em que era bem evidente a sua satisfação, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Jorge Soares, manifestou o seu reconhecimento ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, pelas parcerias estabelecidas durante estes últimos anos, entre o Município de Tondela e a Freguesia de Sabugosa, que têm permitido a concretização de múltiplos investimentos, em diversos domínios e que, afinal, se traduzem naquilo que é oi mais importante: a satisfação das necessidades e anseios das populações. Por seu turno, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, manifestou o seu reconhecimento pela recepção e cordialidade demonstradas e transmitiu a importância deste trabalho conjunto na resolução dos problemas das diferentes comunidades locais. Por outro lado ainda, o Sr. Presidente da Câmara Municipal referiu ainda alguns dos investimentos mais importantes concretizados na Freguesia de Sabugosa, sem deixar de sublinhar, entre muitos outros, a Ecopista do Dão, o pavilhão multiusos da Freguesia, as sucessivas recuperações do património religioso da freguesia de Sabugosa e a presente requalificação do Parque Abel de Lacerda, um espaço convidativo que se irá tornar uma referência para a freguesia de Sabugosa e para as povoações e freguesias contíguas que ali encontrarão um local de convívio. Trata-se de, à semelhança daquilo que, de resto, vem sucedendo um pouco por todo o Concelho, reconhecer a importância que a requalificação urbana traz ao nível da manutenção da identidade de determinados núcleos populacionais permitindo que, em torno de espaços desta natureza, se desenvolvam um conjunto de actividades de natureza diversa, que acabam por consolidar o espírito local da comunidade, fazendo com que os cidadãos, de forma progressiva, vivam entre si e direccionados uns para uns outros, favorecendo pois um espírito comunitário e aproximando as populações. Por fim e sempre na presença de largas dezenas de populares, que insistiam em acompanhar, passo a passo, esta visita a animação cultural e musical, a cargo do Grupo “Ponte Velha” de Sabugosa, teve a sua continuação nesta jornada importante para a freguesia e para as suas populações.