31 Ago. 2009

Inauguração do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Região do Planalto Beirão

Cerca de 90 mil habitantes dos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela vão ser abastecidos de água pública por um sistema orçado em 40 milhões de euros, oficialmente inaugurado no passado dia 28 de Agosto. A cerimónia de inauguração, que contou com a presença de inúmeras entidades oficiais, teve o seu início de uma forma simbólica com o descerramento das placas alusivas a esta infra-estrutura, situadas na Barragem de Ribeira de Paúl e na Estação de Tratamento de Água (ETA), por parte dos Presidentes das Câmaras Municipais de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.

Para além dos autarcas referidos, encontravam-se ainda presentes neste acto o Governador Civil do Distrito de Viseu, o Presidente do Grupo Aquapor/Luságua – empresa do Grupo Águas de Portugal, vocacionada para a participação no mercado nacional das concessões de abastecimento de água e saneamento de águas residuais – o Presidente do Conselho de Administração das Águas do Planalto SA, o Presidente de Junta de Freguesia de Mosteiro de Fráguas, Vereadores dos Municípios presentes, autarcas das Assembleias Municipais, das Juntas e Assembleias de Freguesia respectivas, entre muitas outras entidades convidadas. O Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Planalto Beirão, que funciona na Freguesia de Mosteiro de Fráguas, Concelho de Tondela, funciona em rede de adução em alta e é composto por açude, barragem, 84 captações subterrâneas e 7 superficiais, estações de tratamento de água, 170 kms de rede adutora em alta, 31 estações elevatórias, 147 reservatórios e 1181 kms de rede de distribuição, servindo os Municípios de Tondela, Mortágua, Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Tábua, correspondentes a uma área geográfica de 1.051 kms2 e uma população de cerca de 90.000 habitantes. Um dos maiores investimentos na região que, nas palavras do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, (…) constitui um excelente exemplo de trabalho em parceria e cooperação intermunicipal (…). Nas intervenções que tiveram lugar na sessão realizada a este propósito, o Dr. Ferreira dos Santos, Administrador das Águas do Planalto SA, para além de uma explanação técnica sobre as componentes do sistema e sobre a sua capacidade, quis ainda felicitar todos aqueles que tornaram possível a concretização deste grande investimento supramunicipal. Foram igualmente palavras de felicitações que o Sr. Governador civil quis transmitir aos presentes, nas pessoas dos Presidentes das Câmaras Municipais de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela Presidentes de Câmara Municipal. Por fim, em representação dos Municípios, usou da palavra o Sr. Presidente da câmara Municipal de Tondela que, como anfitrião, transmitiu uma palavra de boas vindas aos presentes ao Concelho de Tondela. Nesta sua intervenção, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, deu conta da satisfação e orgulho pela dimensão deste investimento e pela capacidade do mesmo de dar uma resposta eficaz às necessidades sentidas pelas populações neste domínio, sobretudo atendendo às inúmeras peripécias que rodearam todo este processo desde a primeira hora. Tratou-se, segundo o Dr. Carlos Marta, de um passo corajoso ao desenvolver os projectos, as candidaturas e respectivos concursos públicos internacionais necessários para este grande equipamento que, numa fase inicial não contava com qualquer garantia de apoio, quer por parte do Governo Central, quer através dos Fundos de Coesão. Nesta medida o trabalho, a coragem e o esforço dos Municípios e da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão - proprietária desta infra-estrutura – adquiriram outra relevância. A este propósito, o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, quis lembrar os membros do Conselho de Administração da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão que iniciaram todo este processo, nas pessoas do Dr. Afonso Abrantes, Eng. Ivo Portela, Atílio dos Santos Nunes, Dr. Orlando Mendes e do Dr. António Tenreiro da Cruz que demonstraram competência, ambição e visão estratégica. Terminou a sua intervenção sublinhando a ideia de que se encontra concluído este equipamento e de que se encontra ao serviço das populações, estando cumprida esta missão de serviço público que deve presidir à actuação a este nível. Posteriormente, teve lugar uma visita às instalações, situadas na Estação de Tratamento de Água, visita essa que foi sendo acompanhada das necessárias explicações técnicas acerca do funcionamento dos diferentes equipamentos. Por último realizou um jantar volante que juntou os convidados dos cinco Municípios em confraternização, em torno da inauguração de um equipamento comum, numa jornada histórica para o desenvolvimento da região.