16 Mar. 2010

«Saúde em Dia» – Um Projecto com Saúde!

Como se previa, pelo elevado interesse que caracteriza os projectos «Saúde em Dia» e que se desenvolvem por todo o Concelho, sob coordenação do Gabinete de Desporto do Município que concebeu todo o programa, o dia 13 de Março demonstrou, mais uma vez, a importância que o mesmo constitui para os milhares de utentes que frequentam as diferentes actividades físicas e desportivas.

Numa parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget de Viseu, cerca de 60 Técnicos de saúde, entre enfermeiros, finalistas de enfermagem e técnicos de outras valências, como por exemplo de oftalmologia, disponibilizaram um serviço de testes de saúde a todos que acorreram aos locais definidos para esta 1.ª Concentração de Utentes dos Projectos «Saúde em Dia». Os testes efectuados comparados com os que terão lugar numa 2.ª concentração que ocorrerá no final da 1.ª fase do projecto, permitirão um estudo sobre os benefícios da actividade física para a saúde dos que deles usufruem. As Termas de Sangemil e os Pavilhões de Campo de Besteiros e do Estádio João Cardoso em Tondela, foram os locais onde decorreu esta iniciativa e à qual aderiu cerca de 1 milhar de participantes.
Logo pela manhã, as Termas de Sangemil abriram as suas portas e disponibilizaram as diversas valências termais a cerca de 3 centenas de utentes, especialmente idosos. Os testes e actividades aquáticas estiveram a funcionar das 10:00H até às 20:30H. Nos pavilhões referidos, os utentes tiveram oportunidade de efectuar os testes de saúde e usufruir de um momento relaxante de exercício físico proporcionado pelos Técnicos de Desporto que dirigem os diferentes projectos locais. O Sr. Presidente do Município – Dr. Carlos Marta, acompanhado pelos Srs. Vereadores, Dr. José António, Eng. António Dinis, Eng.ª Carla Pires, Dr.ª Cecília Fragoso e Pedro Adão, acompanharam de perto esta acção tendo estado no Balneário Termal de Sangemil, durante a manhã, onde se aperceberam da grande mobilização que a iniciativa conseguiu. Presentes também o Administrador da Tondelviva – Investimentos Urbanos, SA, Dr. Miguel Rodrigues, que será a entidade gestora do balneário em 2010, e vários elementos da Direcção do Instituto Piaget de Viseu, nomeadamente a Drª Lúcia Pereira e o Dr. Fernando Mateus.
Em Setembro próximo, numa iniciativa que congregará diversas conferências sobre saúde e um espaço expositivo sobre equipamentos de saúde e de desporto, que se realizará no Pavilhão Desportivo Municipal de Tondela de 24 a 26 do referido mês – Tom de Saúde, será efectuada nova concentração e realizados os mesmos testes, para assim se poder analisar a relação existente e os eventuais ganhos de saúde. Podemos afirmar que este programa de Combate ao Sedentarismo no nosso Concelho, tem uma enorme implantação, pelo grau de adesão verificado nas diversas Freguesias. Como se sabe foram assinados, recentemente, 60 protocolos (dos quais 19 em natação) com Instituições de todo o Concelho permitindo o desenvolvimento de actividades físicas e desportivas para mais de milhar e meio de utentes. Os projectos «Saúde em Dia» estão a dar um forte contributo para aumentar os níveis de saúde e qualidade de vida no nosso Concelho.