16 Mar. 2010

Regeneração Urbana no Centro Histórico de Tondela

Na passada sexta feira, dia 12-03-2010, pelas 19.15h, no “Mercado Velho” em Tondela, decorreu a cerimónia pública de apresentação e lançamento do projecto de “Regeneração Urbana do Centro Histórico de Tondela”, que foi presidida pelo Sr. Presidente do Município, Dr. Carlos Marta e com a presença dos Srs (as) Vereadores (as) e Presidente de Junta de Freguesia de Tondela, e em grande número (casa cheia) comerciantes e empresários da cidade de Tondela.

Estiveram também presentes, o Engenheiro Luís Martins da Empresa Aquinos, vencedora do concurso público para a obra de “Requalificação Urbana” e os representantes da EDP, Beiragás, Cabovisão e PT Comunicações, parceiros do Município neste importante projecto. A apresentação foi feita pelo Sr. Vice-presidente da Autarquia, Dr. José António, a quem coube a responsabilidade de informar os presentes, através da passagem de um vídeo, as diferentes e obras e acções que se vão desenvolver nos próximos 2 anos.
Encerrou a sessão o Sr. Presidente do Município Dr. Carlos Marta transmitindo aos presentes “…a enorme alegria de poder estar finalmente, depois de se concretizarem os apoios financeiros adequados, a lançar uma obra tão importante para a cidade e para o Concelho de Tondela” . Disse ainda que “…A estratégia e o planeamento feito atempadamente, assim como a mobilização de diferentes parceiros como a ACERT, Associação de Comerciantes de Viseu, Tondelviva, SA EDP, PT Comunicações e Cabovisão, e técnicos da Autarquia foram fundamentais para levarem adiante este projecto ambicioso que virá seguramente contribuir para a melhoria da qualidade urbana da cidade. Disse ainda que este é o maior investimento de sempre na cidade e no Concelho levado a efeito pelo Município”. Serão Investidos cerca de 8 milhões de euros a que se juntam investimentos em curso não financiados de cerca de 2,000 milhões de euros, o que leva o investimento global para cerca de 10 milhões de euros (2 milhões de contos). “ … este investimento foi aprovado no Mais Centro, (programa de “Parcerias para a Regeneração Urbana”) e Tondela esteve a “competir” com 27 cidades da Região Centro.
“… que o investimento que agora vai ter o seu início é um forte contributo para a economia Local e Regional. Cria emprego, dá uma nova centralidade à cidade com melhoria de diferentes infraestruturas básicas e um conjunto de equipamentos públicos modernos de qualidade, estando ainda incluído a requalificação do Mercado municipal. ”