27 Nov. 2017

FAMÍLIAS INCRÍVEIS - Primeira Sessão com participação muito ativa

Realizou-se na passada sexta feira, dia 24 de novembro, na Biblioteca Municipal, a 1ª sessão do projeto “Famílias Incríveis” com o tema Estratégias de autorregulação para a atenção e concentração, relativa ao ano letivo 2017/18.

Os Pais e Encarregados de Educação compareceram em grande número, participando ativamente, colocando dúvidas e partilhando as suas experiências de parentalidade.
A Dra. Sílvia Lopes, psicóloga clínica e da saúde, com especialização em crianças e adolescentes, colaboradora do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação da Universidade do Minho, referiu que 80% do sucesso académico resulta do planeamento e organização do estudo. Que o treino de situações-problema permite que a criança interiorize através da modelação, a resolução de problemas e consequentemente, adquira o sentimento de autoeficácia na sua performance académica e vivencial.
De igual forma, salientou a importância dos pais definirem objetivos realistas com os filhos, de aceitarem que o erro faz parte da aprendizagem e que face ao que corre menos bem, há que melhorar e não desistir!