19 Nov. 2018

Dia Mundial da Diabetes com Formação e Exercício Físico

“Conviver com a diabetes – da prevenção ao tratamento” foi o título dado à sessão alusiva ao "Dia Mundial da Diabetes", que decorreu na passada sexta feira, dia 15 de novembro, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros (Campo de Besteiros).

Com a presença de uma centena de pessoas oriundas de diversas freguesias do concelho, sob coordenação do professor Filipe Viana (técnico do CMMCTnd-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela) e do Gabinete de Desporto do Município, foi possível delinear um programa abrangente, onde não faltou o exercício físico e um lanche saudável.  Afinal uma e outra valência (exercício físico regular e alimentação saudável), constituem a base fundamental para a contenção da diabetes, que atinge cerca de 1 milhão de pessoas em Portugal.

As enfermeiras do CMMCTnd Ana Cardoso e Daniela Santos, com o contributo da enfermeira Tânia Coimbra da UCCT-Unidade de Cuidados à Comunidade Tondela, abordaram as caraterísticas básicas e os cuidados a ter, para conhecer melhor a diabetes.

Já a psicóloga dos Serviços Sociais da Câmara Municipal, Sandra Almeida, falou sobre a “Saúde Emocional e Mental na Diabetes”, agarrando um tema que, muitas vezes, não é valorizado nos portadores da doença constituindo-se, assim, como um dos grandes entraves à aceitação e controlo da mesma.

A nutricionista do ACES Dão Lafões, Aline Maia, deu alguns (bons) conselhos sobre hábitos alimentares, aproveitando para esclarecer alguns mitos alimentares (enraizados na população, em especial sobre a associação de alguns alimentos, bem como a hora que são ingeridos) que se podem constituir, em muitos casos, como obstáculos a uma adequada e verdadeira alimentação saudável.

A tarde contemplou ainda um momento de exercício físico, orientado por Bárbara Joaquim (técnica dos Projetos “Saúde em Dia”), predispondo os presentes para um lanche saudável, onde o convívio se proporcionou para uma partilha de sentimentos capazes de fazer esquecer o isolamento e a solidão a que muitos cidadãos podem estar sujeitos no seu dia a dia.