17 Dez. 2014

Encontros com o escritor Fernando Marques Pereira

No dia 4 de dezembro, o escritor Fernando Marques Pereira esteve em Tondela, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e na Escola Básica de Campo de Besteiros.

Natural do concelho Vouzela, Fernando Marques Pereira reside em Viseu onde é professor do 2º ciclo do ensino básico. Paralelamente, dedica-se à escrita e à música tendo editado vários livros, entre os quais os romances juvenis “Angelina... Uma Luz ao Fundo do Espelho” e “Angelina… e os pais separados”, que veio apresentar neste dia. Com estes livros, o autor pretende retratar as preocupações e os problemas que afetam os adolescentes em situação de maior vulnerabilidade e ajudá-los a defenderem-se de abusos.
As sessões decorreram de forma bastante interessante quer pela importância dos temas abordados nos livros quer pela postura do autor e pela forma tranquila como comunicou com os alunos. O autor apresentou um power point com excertos dos livros que convidou os alunos a ler à medida que ia explicando os vários passos de cada história. Apesar de se destinarem ao público juvenil, estes livros (o segundo dos quais inclui um guia para filhos, pais e professores) apresentam questões importantes que os tornam recomendáveis para outras idades. A função ou papel dos pais no acompanhamento dos filhos, os problemas de adaptação das crianças e jovens à escola e os perigos e ameaças que enfrentam algumas crianças são algumas das temáticas subjacentes a estes livros. A personagem principal dos romances é uma menina de 11 anos com dificuldades de integração na escola que tem um espelho por confidente. Com a separação dos pais Angelina fica numa situação de maior fragilidade.
O tempo mostrou-se insuficiente para debater todas as questões levantadas pelos livros, tendo a sessão de Campo de Besteiros se prolongado para além do previsto. Intervalada com algumas canções, esta sessão finalizou com os alunos a questionarem o escritor sobre acontecimentos que marcaram a sua vida, nomeadamente a perda da visão, que ocorreu em idade próxima da dos seus interlocutores. Participaram nas sessões 40 alunos do 10º ano da Escola Secundária de Tondela, 38 alunos do 5º e do 6º ano da Escola Básica de Tondela, 87 alunos do 2º ciclo da Escola Básica de Campo de Besteiros.