24 Fev. 2015

À conversa com… Chef Hélio Loureiro

A Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela recebeu o Chef Hélio Loureiro, no passado sábado 21 de Fevereiro, para mais um “À Conversa com…”.

A iniciativa, promovida pelo gabinete de educação do Município de Tondela, pretende fomentar a Biblioteca Municipal enquanto espaço privilegiado de promoção de conversas informais entre a sociedade e personalidades mediáticas, nomeadamente ao nível da literatura, da televisão, da política, do jornalismo, do desporto, etc.
Perante uma plateia bem disposta e com moderação do Prof. João Cavaleiro, responsável por um dos restaurantes mais tradicionais do concelho, o chefe de cozinha da seleção nacional de futebol começou por revelar como nasceu a sua paixão pela cozinha quando tinha apenas 10 ou 11 anos.
Com um currículo invejável de mais de 30 anos, teve a oportunidade de estagiar em alguns dos melhores hóteis do mundo e de ser responsável por vários eventos de grande prestígio tanto nacional como internacionais.
Ao longo de mais de duas horas, Hélio Loureiro partilhou com os presentes algumas das suas vivências de vida, deixando transparecer a humildade e a dedicação com que se entrega às causas e aos outros “…mais do que pessoas que se colaborem, precisamos de pessoas que se comprometam”.
Relembra que enquanto cozinheiro sempre defendeu a cozinha portuguesa mais tradicional e que sempre conseguiu “resistir às tentações das comidas das modernices”.
De destacar a presença, entre o público, da Confraria do Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo bem como da Confraria dos Carolos e das Papas de Milho. A sua presença veio enriquecer a conversa profícua.
No final da sessão o Chef Hélio Loureiro teve ainda oportunidade de assinar alguns dos seus livros e conversar pessoalmente com os diferentes leitores.