15 Abr. 2014

Equipa de enfermagem avalia participantes do programa «Saúde em Dia»

Um dos objetivos do CMMCTnd é acompanhar e monitorizar a saúde dos participantes do programa de combate ao sedentarismo no Concelho de Tondela, assente nos projetos «Saúde em Dia». A par da prescrição e prática de exercício físico, regular e acompanhado, torna-se fundamental perceber a evolução dos níveis de saúde de cada utente, ao longo da sua atividade.

Neste sentido e dando continuidade ao plano de trabalho do CMMCTnd-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela, foram agendadas visitas técnicas aos projetos «Saúde em Dia», as quais decorrem em todas as Freguesias do Concelho. O objetivo é monitorizar os participantes para as questões de saúde permitindo registar a avaliação dos fatores de risco e, assim, obter um diagnóstico avaliativo capaz de proporcionar, tanto ao Técnico como ao utente, um trabalho físico individual mais rigoroso e propiciador de um adequado desempenho.
A equipa é composta pelas Enfermeiras do CMMCTnd que, em deslocação aos projetos, efetuam a avaliação da TA-Tensão Arterial, IMC-Índice de Massa Corporal, CA-Circunferência Abdominal, massa gorda, massa muscular e gordura visceral, entre outras. Com estas avaliações, complementa-se o excelente trabalho de exercício físico, regular e acompanhado, que tem sido feito no programa de combate ao sedentarismo - «Saúde em Dia» e que é desenvolvido em todo o Concelho com o apoio de diversas Instituições locais (Associações, Juntas de Freguesia e outras). Além disso possibilita-se, ainda, a sensibilização dos utentes para os riscos do excesso de peso, da obesidade e, assim, para uma maior prevenção das doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, problemas osteoarticulares, entre outras.
Nesta perspetiva, já se realizaram avaliações nos projetos «Saúde em Dia» que decorrem nas seguintes localidades: Ermida, Dardavaz, Lajeosa do Dão, Molelos, Mosteiro de Fráguas, Mouraz, Vinhal, Vila Nova da Rainha.
A equipa vai continuar nos restantes projetos (inscrição realizada pelos seus Técnicos - ver mapa) procurando-se, também por esta via, sensibilizar a população para uma prática regular de exercício físico visando a obtenção de níveis de saúde cada vez mais elevados. Um Concelho mais saudável é, também, um Concelho mais próspero e com mais qualidade de vida.