05 maio 2014

Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela por Caminhos de Santiago de Compostela

O CMMCTnd em parceria com o Centro Cultural e Desportivo do Tourigo realizou entre os dias 12 e 16 de Abril o Caminho Português para Santiago de Compostela, com início em Valença do Minho.

Esta caminhada contou com 13 aventureiros que percorreram aproximadamente 125 km tendo, durante o percurso, a assistência do Professor Joaquim Machado que conduziu a carrinha com todo o apoio logístico para a caminhada.
No primeiro dia da aventura foi percorrida a distância de Valença do Minho a O Porriño, cerca de 22Km. No segundo dia a distância aumentou e os peregrinos caminharam até Pontevedra, aproximadamente 34 km. Já no terceiro dia, com algum cansaço mas com boa disposição, atingiu-se a localidade de Valga, num total de 36 km. A última etapa, mas a mais desejada, foi a que antecedeu Santiago de Compostela (33 Km).
Após o descanso merecido, na manhã seguinte os peregrinos solicitaram a sua “Compostela”, certificação de dever cumprido por motivações religiosas. Quem caminhou por motivos de lazer e desportivos recebeu, também, um certificado da realização do Caminho. O grupo visitou, ainda, a Catedral de Santiago e alguns pontos históricos da cidade.
O espirito da caminhada foi de muita partilha, solidariedade, reflexão, diálogo, diversão e companheirismo na descoberta de novos lugares e de novas experiências. Uma caminhada saudável, para o corpo e para a alma, num percurso inesquecível, único e admirável.
Agradece-se o empenho de todos os que participaram nesta Caminhada, como peregrinos ou caminheiros, e a todos quantos permitiram realizar este desafio.