15 maio 2014

ABERTURA DOS XVI JOGOS DESPORTIVOS DO CONCELHO DE TONDELA

O Pavilhão Desportivo Municipal do Caramulo acolheu, no passado dia 11 de maio, a cerimónia de abertura dos XVI Jogos Desportivos do Concelho.

A cerimónia teve início com o desfile dos elementos representantes das 50 Instituições inscritas. De seguida, e já com a presença das entidades convidadas, atletas e dirigentes no espaço de jogo do Pavilhão, o Presidente da Junta de Freguesia do Guardão, Sr. António Ferreira, deu as boas-vindas a todos.
Seguiram-se as habituais iniciativas inerentes a este momento de abertura do projeto sendo de destacar: o atear da "Chama dos Jogos” por um dos 1.488 participantes já inscritos; a “mensagem de abertura”, em nome de todos os atletas; e a apresentação das 20 modalidades desportivas que se oferecem à prática nesta edição.
A cerimónia foi presidida pelo Dr. José António de Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, que, na sua intervenção oficial, começou por realçar o facto de estarmos num local pleno de potencialidades e pelo qual todo o Concelho sente enorme orgulho – a Serra do Caramulo.
Agradecendo ao Presidente da Junta de Freguesia do Guardão pela magnífica receção que estava a proporcionar a todos os que se envolveram nesta iniciativa, o Dr. José António, dirigiu as suas palavras para os restantes autarcas locais e equipas do «Interfreguesias Fut.5» elogiando a sua envolvência e a capacidade demonstrada, num projeto que o Município criou e a cujo sucesso se associam as parcerias protagonizadas pelas Juntas e Uniões de Freguesia.
Sobre os Jogos Desportivos do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal realçou a capacidade do nosso Movimento Associativo e a dinâmica que os seus dirigentes e colaboradores continuam a demonstrar. «A enorme adesão visível nesta edição permite aferir a capacidade das nossas Associações e a entrega empenhada e voluntária dos seus Dirigentes», salientou o Dr. José António.
Agradecendo a todos, o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, expressou o desejo de que a prática desportiva corresponda aos objetivos de cada cidadão envolvido, procurando melhorar a sua saúde e desenvolver outros valores inerentes a esse espírito, tais como a solidariedade, a partilha e o convívio entre gerações.
A declaração de abertura dos Jogos, como habitualmente, coube ao Vereador do Pelouro do Desporto, Dr. Miguel Rodrigues, tendo o calendário competitivo início já no próximo fim-de-semana.
No final, todos os presentes foram convidados a participar de um momento de confraternização, organizado pela Junta de Freguesia do Guardão, onde não faltou a animação musical protagonizada pelo Grupo de Cavaquinhos do Guardão.
O desporto subiu à Serra e desceu mais enriquecido e motivado, com fôlego para 2 meses de prática, num calendário que oferece 20 modalidades desportivas e se distribui por vários locais do nosso território.
Começam, assim, os 16.ºs JOGOS DESPORTIVOS DO CONCELHO DE TONDELA!
(Ver CALENDÁRIO)