22 Set. 2014

A caminhar pela saúde na rota do Barro Negro

No dia 15 de setembro, a «2ª Caminhada Labesfal-Fresenius Kabi» integrada nas Festas do Concelho – FICTON 2014, foi motivo para colocar cerca de 265 pessoas a percorrer um itinerário que passou por diversas olarias de Molelos.

Organizada pelo CMMCTnd-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela, a realização desta iniciativa tem por base um protocolo assinado há um ano atrás entre a Câmara Municipal e o grupo empresarial “Labesfal-Fresenius Kabi”, numa parceria que visa o apoio à dinamização da prática do exercício físico dos cidadãos do Concelho, incluindo com especial atenção os colaboradores da própria empresa.
A concentração dos participantes ocorreu no espaço da FICTON (Pavilhão Desportivo Municipal de Tondela) a que se seguiram testes de saúde, realizados pelas enfermeiras do CMMCTnd e a entrega de um saco com t-shirt, boné, água (oferta da Labesfal-FK) a cada participante.
A caminhada teve início às 09h:30m percorrendo trilhos florestais e vias mais urbanas, entre Tondela e Molelos. Nesta freguesia, as olarias do barro negro constituíram passagem obrigatória, tal como estava previsto no itinerário. Em duas delas estava instalado o respetivo e necessário reforço alimentar, acrescido da presença e atuação do Grupo de Cantares «Velhos Costumes de Molelos», que encantou os caminheiros com as suas melodias.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António de Jesus, bem como os Vereadores, Dr. Miguel Rodrigues e Pedro Adão, integraram também o grupo de participantes.
Cerca das 11h30m, o grupo chegava ao local de partida, finalizando um percurso onde a paisagem urbana se entrecruza com a natureza e o património, nas suas mais variadas formas, numa simbiose propícia ao passeio e motivadora da criação de hábitos saudáveis.
A todos os que contribuíram para a realização desta iniciativa, em especial à “Labesfal-Fresenius Kabi”, deixamos os nossos agradecimentos e a promessa de continuarmos empenhados em proporcionar estratégias para a promoção da saúde e bem-estar da nossa população.

Gabinete de Desporto