24 Mar. 2015

XVII Jogos Desportivos do Concelho Tondela apresentados em Parada de Gonta

A Câmara Municipal apresentou oficialmente, mais uma edição do projeto desportivo Municipal de maior mobilização associativa do Concelho – JOGOS DESPORTIVOS DO CONCELHO DE TONDELA. O calendário aprovado permitirá que até dia 14 de abril, as diferentes Coletividades, sejam desportivas, culturais, ranchos folclóricos e outras, procedam à inscrição dos interessados para, assim, poderem usufruir de uma vasta oferta desportiva (21 opções de prática) proporcionada por mais esta edição.

A cerimónia realizou-se no dia 21 de março, no Pavilhão Multiusos de Parada de Gonta, edifício requalificado em 2014 com o apoio do Município. Cerca de 120 pessoas, entre representantes de 40 instituições associativas, associações coordenadoras de modalidade, entidades convidadas, comunicação social, Juntas de Freguesia e população local que se quis associar ao momento cerimonioso, completavam o conjunto de presenças. Esta 1.ª fase do projeto (apresentação oficial), tem sido baseada numa estratégia descentralizada, realizando-se nas diferentes freguesias do Concelho, o que permite o conhecimento das diferentes realidades locais, patentes nas instalações e recursos logísticos de elevada qualidade, propriedade de Associações ou das respetivas Juntas de Freguesia.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. José António Jesus, presidiu à cerimónia sendo ladeado pelos Vereadores do Município, Dr. Miguel Rodrigues, Eng.ª Carla Antunes, Sr. Pedro Adão e Sr. José Carlos Coimbra e, ainda, pelo Presidente da J. Freguesia, Luís Pereira e pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Dr. Miguel Xavier e, em representação das Associações Coordenadoras de Modalidade, Maria João da ACRE-Associação Cultura e Recreio Ermidense. Após as boas- vindas dadas pelo Presidente de Junta, que agradeceu ao Município a escolha da sua Freguesia para acolher a iniciativa, o Dr. José António saudou os presentes e relevou a qualidade do restauro realizado na instalação (Salão Multiusos de Parada de Gonta) permitindo receber, com a dignidade necessária, aquela cerimónia destacando a importância, o significado e o benefício da obra feita, para o apoio e desenvolvimento das iniciativas locais da Freguesia. Orientando a sua intervenção para o projeto que ali era apresentado, o Presidente da Câmara classificou os Jogos desportivos como um dos três grandes pilares que definem a política desportiva do Município, funcionando como complemento dos campeonatos federados e, assim, como projeto mobilizador de uma prática desportiva mais informal e de grande sensibilização, a par da Escola de Natação e do programa de combate ao sedentarismo “Saúde em Dia e “Centro Municipal de Marcha e Corrida”. Trata-se de uma abrangência desportiva capaz de proporcionar a satisfação das necessidades desportivas básicas dos nossos concidadãos. Um investimento consciente que o Município realiza, na certeza de que o forte envolvimento das pessoas e a qualidade do que se oferece, constituem um contributo significativo para a melhoria dos níveis de saúde e bem-estar da nossa população. O Dr. José António elogiou a capacidade mobilizadora dos Dirigentes Associativos, enquanto principais dinamizadores deste projeto desportivo apelando, mais uma vez, ao seu empenho numa elevada participação dos seus associados mais jovens mas, também e como tem acontecido nos últimos anos, no envolvimento dos mais idosos proporcionando uma educação participativa intergerações e o sucesso de mais esta edição dos Jogos Desportivos do Concelho.
A última parte foi dedicada à apresentação do “regulamento geral” englobando as regras orientadoras do projeto, salientando-se o calendário participativo, cujas inscrições decorrerão entre 21 de março e 17 de abril.
A cerimónia terminou com um agradável convívio, numa oferta comparticipada da Junta de Freguesia e do grupo de cantares tradicionais «Terras de Tomás Ribeiro», de Parada de Gonta, percebendo-se que o desporto terá que ser, em todos os sentidos, uma verdadeira festa das sociedades.
Lembrar às Coletividades presentes e àquelas que ali não puderam estar, de que decorre já o período de inscrições online necessitando apenas do respetivo código para acesso, o qual deverá ser solicitado ao Gabinete de Desporto do Município.