29 Jun. 2016

Futebol de 7 nos Jogos Desportivos do Concelho

O futebol tem essa magia: mobiliza pequenos e grandes; atrai multidões; faz vibrar os mais introvertidos; mexe com as emoções; encerra um conjunto de princípios e valores, fundamentais ao desenvolvimento das capacidades físicas e ao crescimento da pessoa humana; simultaneamente, é capaz de promover sentimentos controversos como a alegria e a tristeza, perante uma vitória ou uma derrota; é um excelente motivo de aprendizagem, uma verdadeira escola de valores.

Dos mais pequenos aos mais crescidos, dentro do campo ou fora dele, todos vibram com a magia de uma finta, de uma defesa, de um remate ou de um golo. O mais importante em todo este processo é desenvolver a capacidade de aceitar a vitória, como de aceitar a derrota. Aqui reside o verdadeiro espírito desportivo, o fair play, a aceitação, o incentivo e a compreensão de que nem sempre podemos sair vitoriosos. Como na vida, o futebol é um desporto onde teremos que estar preparados para aceitar os resultados da competição. E é aqui que os Jogos Desportivos do Concelho têm, também, um papel crucial. O desafio dos mais crescidos é proporcionar bons exemplos aos mais pequenos. Mais importante que a vitória no resultado numérico, é permitir que todos pratiquem desporto; aqueles que já o fazem regularmente nos campeonatos federados mas, sobretudo, os que habitualmente não têm essa oportunidade, seja por dificuldades técnicas seja pela oportunidade que nunca lhes foi dada ou, apenas, porque pensam que não têm “jeito p’ra coisa”. A generalização da prática desportiva deve ser a grande prioridade deste projeto, a par de outros objetivos inerentes à sensibilização para a prática regular de exercício físico.
No dia 25 de Junho, a modalidade de futebol de 7, dos XVIII Jogos Desportivos do Concelho, mobilizou mais de 3 centenas de futebolistas (com idades entre os 6 e os 17 anos), em dois campos de futebol do Concelho: Campo do Vale da Pata – Molelos e Campo do Bairro Novo – Nandufe. Foi uma excelente jornada desportiva, onde muitos dos princípios inerentes a esta modalidade se fizeram sentir. Dos mais pequenos aos mais crescidos, todos se envolveram numa luta saudável à volta de uma bola e duas balizas. As palmas e os apoios foram constantes incentivos de quantos acompanharam, em especial, os mais pequenos. Perante este calor humano permanente, também o sol se fez sentir aguçando o apetite para saborear um banho de água dos aspersores que regularmente se ligavam para refrescar o espaço de jogo. A arbitragem esteve a cargo da Associação de Futebol de Viseu, através de alguns jovens árbitros que, assim, iniciam as suas carreiras neste domínio desportivo.
No próximo dia 2 de Julho o futebol de 7 terá a sua fase final. Os jogos serão disputados no Campo do Bairro Novo de Nandufe, conforme calendário disponível.
Que seja mais um grande exemplo desportivo para todos!
Desporto Faz Bem!