30 Jun. 2016

CAMINHADA ECOLÓGICA DE TONDELA. UMA PARCERIA PARA A SAÚDE!

A Caminhada Ecológica de Tondela não é apenas mais uma caminhada. Trata-se de um projeto de enorme complexidade pela abrangência de objetivos e pela necessidade de conjugação de fatores inerentes às iniciativas que a suportam.
Baseada na mobilização dos projetos de combate ao sedentarismo, que o Município desenvolve em parceria com as Juntas/Uniões de Freguesia e Movimento Associativo do Concelho, a iniciativa pretende criar uma dinâmica concelhia onde se conjuguem diversas dimensões: o encontro de protagonistas de uma valência comum, assente no trabalho físico regular e tecnicamente orientado; o convívio e a partilha de experiências no domínio das práticas de exercício físico; a sensibilização dos cidadãos para os valores da envolvência na prática de exercício físico regular, enquanto meio de promoção da saúde; a criação de motivos para melhor conhecimento do Concelho, do património histórico, cultural, desportivo e social e das riquezas endógenas associadas; a oportunidade de um encontro com a natureza e com a diversidade campestre, ricas em pormenores que nos envolvem e nos proporcionam factos essenciais à vida que, no dia a dia, não valorizamos; a dinamização de iniciativas que relevem o que de mais genuíno temos, sem perder de vista a envolvência de temáticas solidárias e capazes de criar fortes laços de apoio coletivo ao bem-estar social dos cidadãos e das Instituições que melhor representam esses valores.
Um projeto com esta dimensão e abrangência só é concretizável graças a uma enorme dinâmica interinstitucional, uma eficaz comunicabilidade e uma plena dedicação dos respetivos recursos humanos envolvidos. O Gabinete de Desporto do Município assume a coordenação de uma vasta equipa de Instituições e Recursos, sem os quais o sucesso da iniciativa estaria condenado. Assim, ganham os cidadãos!
A Caminhada Ecológica de Tondela, edição 2016, teve todos estes registos, desde a sua conceção até à implementação no terreno. Técnicos do Município (das suas diferentes secções e serviços); Unidades de Saúde local, que têm protocolo com o Município (através da envolvência direta de Enfermeiras e médicos Coordenadores); Técnicos de Desporto dos projetos “Saúde em Dia e Centro Municipal de Marcha e Corrida”; Juntas/Uniões de Freguesia (as que coordenam projetos locais e aquelas por onde se desenham os percursos); Dirigentes Associativos, que enquadram projetos locais e  outros, cujo percurso da Caminhada atravessa os espaços de atividade associativa como forma de valorizar o património e  potenciar a riqueza implícita tornando-os, igualmente, mais próximos da comunidade; empresas que mobilizam os seus funcionários e colaboradores, para além daquelas que se abrem à colaboração com produtos locais; Ginásios da cidade que se aliaram, este ano, ao espírito de sensibilização geral à prática regular e orientada de exercício físico para a saúde; grupos de música tradicional – como foi o de cavaquinhos - animação do percurso da Caminhada, bem como o de Folclore – coordenação da oficina de danças tradicionais; instituições envolvidas, quer nas temáticas solidárias ou noutras de interesse público (caso, este ano, da homenagem prestada ao Clube mais representativo do Concelho, da região). Um conjunto de motivações que conduziram a uma enorme participação de cidadãos e que, para além de caminharem pela sua saúde física, puderam desfrutar de uma jornada propiciadora de um relaxamento mental suscetível de um contributo positivo na saúde anímica de cada um.
Contando com a presença e participação do Presidente da Câmara Municipal e do Vereador do Pelouro do Desporto, os cerca de 700 participantes que se envolveram nesta jornada de exercício físico e saúde, foram exemplo para todos aqueles que ainda não descobriram o exercício físico regular e tecnicamente orientado, como o melhor “antibiótico” para males do corpo e da mente. No Parque Urbano de Tondela, o Presidente do Município, Dr. José António de Jesus, saudou os participantes salientando o elevado significado da sua envolvência em projetos deste género e em todos os que o Município apoia no Combate ao Sedentarismo no Concelho. Agradeceu a todas as Instituições locais, especialmente às Unidades de Saúde, pelo contributo que têm dado neste domínio e às Juntas/Uniões de Freguesia que, a par do Movimento Associativo do Concelho, enquadram e dinamizam projetos “Saúde em Dia” com o apoio de profissionais de Desporto do Concelho, num complemento fundamental para um Concelho mais saudável e com mais qualidade de vida.
Os projetos locais “Saúde em Dia", a par do projeto Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela, constituem alternativas favoráveis para um início de prática regular. O que deve fazer é procurar na Junta de Freguesia ou na Coletividade local, o projeto que melhor serve os seus interesses e ... começar já.
Um agradecimento profundo a todos que participaram e, em especial, a quantos permitiram com o seu contributo e o seu profissionalismo, o sucesso desta Caminhada Ecológica de Tondela 2016.
Desporto Faz Bem!