20 Out. 2014

Presidente do Município de Tondela celebra Dia Mundial da Alimentação num almoço com crianças do 1º ciclo do Ensino Básico

O Presidente do Município de Tondela, Dr. José António de Jesus, assinalou o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) deslocando-se, no passado dia 17, à Escola Básica de Molelos onde foi recebido com uma música entoada pelas crianças, cuja letra abordava a importância de uma boa alimentação.

Atento à alimentação dos alunos do Município, o Presidente da autarquia pretendeu promover um almoço no refeitório em conjunto com as cerca de 80 crianças daquela escola. Acompanharam-no, alguns elementos da Junta de Freguesia de Molelos, entre os quais o Presidente Sr. Eng. António Dias, o Presidente da Assembleia de Freguesia, o Professor Sérgio Rodrigues, vice-presidente do Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo, a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do mesmo Agrupamento, Dr.ª Sofia Ferreira, alguns técnicos do gabinete de educação, nomeadamente a responsável Dr.ª Raquel Seabra, as quatro professoras titulares, bem como a comunicação social do concelho.
Recordamos que, no âmbito do projeto “Alimenta-te bem, cresce saudável”, o Município de Tondela preocupado com o regime alimentar da população infantil contraiu, desde há sete anos, uma competência direta no garante de refeições a todas as crianças do pré-escolar e do ensino básico. Neste sentido, como forma de garantir uma alimentação saudável, variada e equilibrada, a autarquia decidiu envolver uma nutricionista, a Dr.ª Emília Rodrigues, também presente neste almoço simbólico. Esta técnica assume a responsabilidade pela elaboração e supervisão de todas as ementas servidas aos alunos, bem como é o garante da adaptação das ementas às diferentes faixas etárias, dando a conhecer aos alunos novos sabores e alimentos. É ainda responsável pela definição das estratégias de promoção de hábitos alimentares saudáveis, bem como a emissão de pareceres em matéria de segurança alimentar.
Num quadro de valorização das instituições locais, em especial das IPSS, o Presidente do Município relembrou que o Município promove a aquisição das refeições a estas entidades, contribuindo deste modo para a sua sustentabilidade. De referir que o Programa de Generalização das Refeições aos alunos do 1º ciclo custa ao Município, por ano, cerca 200 mil euros. Do ponto de vista da ação social escolar, o Município suporta o custo total ou parcial das refeições servidas aos alunos, em função dos escalões indexados aos rendimentos dos respetivos agregados familiares.
Ainda no âmbito da alimentação o Município de Tondela, pioneiro na adesão ao programa do Regime de Distribuição da Fruta Escolar, continua a garantir o fornecimento gratuito de duas peças de fruta por semana, aos mais de 800 alunos do 1º ciclo.
No fim do almoço a Dr.ª Raquel Seabra e a nutricionista Dr.ª Emília Rodrigues tiveram ainda a oportunidade de distribuir alguns desdobráveis pelas crianças, com indicação de cuidados a ter com as refeições do dia a dia.