06 Out. 2015

Exposição Forais Manuelinos na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro

De 5 a 30 de outubro, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro acolhe a exposição “Forais Manuelinos”, organizada pelo Município de Tondela no âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição do foral manuelino de Besteiros.

Afirmando a identidade da terra ou região a que se referiam, os forais constituíam marcos na evolução das diversas comunidades do País e traduziam as vivências do quotidiano das suas gentes. Os forais ou cartas de foral eram diplomas concedidos pelo rei a determinadas terras conferindo-lhes existência jurídica enquanto concelhos e estabelecendo normas que disciplinavam as relações dos seus habitantes entre si e destes com o rei. Os forais surgiram em Portugal com os reis da primeira dinastia como instrumentos da política régia no combate contra o controlo feudal e senhorial, fruto de uma dinâmica territorial em torno da Reconquista Cristã.
No novo quadro institucional e mental, resultante da expansão marítima, das elites letradas saídas das Universidades de Direito, da centralização política, e das reivindicações dos representantes dos povos que de uma forma insistente se manifestavam em Cortes, D. Manuel nomeou uma comissão que havia de reformar os antigos forais.
No âmbito da sua ação reformadora e sistematizadora, D. Manuel I, o rei Venturoso, atribuiu carta de foral às populações do Guardão, São João do Monte, Sabugosa e Mouraz, em 1514, e ao concelho de Besteiros, em 1515.
Não deixe de visitar esta interessante exposição na Biblioteca Municipal de Tondela, a partir de 5 de  outubro de 2015, no seguinte horário: de segunda a sexta das 9.00 às 19.00h e aos sábados das 9.00 às 13.00h e das 14h00 às 18.00h. A entrada é livre.