18 Nov. 2014

7ª edição de “Um Presente Cheio de Natal” no Mercado Velho em Tondela

Será inaugurada na sexta-feira, dia 28 de Novembro, pelas 18.00 horas, na Galeria de Exposições do Mercado Velho em Tondela, a 7ª edição da exposição “Um Presente Cheio de Natal”.

Este certame que já faz parte do circuito cultural de eventos do Município, pretende levar a todos, nesta quadra natalícia, as potencialidades e a criatividade dos artistas e decoradores do Concelho e da Região Centro.
Numa organização do Pelouro da Cultura do Município, através do Gabinete de Cultura e Projectos Culturais, esta exposição integra um conjunto de 14 expositores, que na sua maioria, apresentarão artes e saberes, trabalhos e peças alusivas ao natal, assim como expositores que trazem variados sabores culinários. Nesta mostra poderemos apreciar os trabalhos dos seguintes artistas:

Glory Tea. Apresenta uma gama de chás e infusões com sabores criativos e distintos, para todos os gostos além de acessórios e outras delícias. Vem de Aveiro.
Arcádia. Apresenta chocolates e bombons de fabrico próprio e com embrulhos originais. Vem de Viseu.
Donnana. Com aguardentes e licores, fruta desidratada e doces preparados pela própria. Vem de Arganil.
Miminhos de Veludo. Com loja aberta em Tondela, apresenta duas grandes áreas, o cake design e o scrapbooking, dando formação e comercializando os artigos necessários à prática destas artes. Disponibiliza uma vasta gama de produtos artesanais, apresentando peças únicas e personalizadas. Executa convites para todo o tipo de eventos.
Xana Lana. Com artigos de Natal. Vem da Ermida, Tondela.
Só Sabão. Produz sabão 100% natural. Sem perfumes artificiais, conservantes ou adição de corantes, adequados a todos os tipos de pele. Produtos de excelência, baseados nos recursos naturais portugueses, tais como o azeite, rosmaninho e alecrim. Vem de Viseu.
Sweet Cork de Ana Cristina Almeida. Apresenta peças em cortiça, juntando aos trabalhos, tecidos coloridos, que os transformam em criações totalmente originais e contemporâneas. Vem de Mortágua.
Marta Alves. Expõe peças em tecido serigrafadas (serigrafia do sobreiro e da oliveira). Mostra ainda artigos de natal. É de Tondela.
Vera Chaves. Apresenta presépios e artigos de natal em madeira, marfinite e tecido. Vem de Mangualde.
Ermelinda Machado. Tem formação em pintura de arte sacra, embora também se dedique à pintura em tela e à costura criativa. Expõe trabalhos relacionados com a quadra natalícia. É de Tondela.
Graça Coimbra. Dedica-se aos trabalhos manuais, apostando recentemente na decoração infantil. Expõe peças alusivas a esta quadra. É de Tondela.
Liliana Martins. Apresenta presépios, usando variadas técnicas e matéria-prima. As figuras são habitualmente modeladas com pasta fimo ou biscuit e inseridas em diferentes formas como cabaças, casinhas de pedra ou até em pequenos cestos. Vem de Viseu.
A Gaiata” de Alexandra Dique. Bonecas pintadas à mão e personalizadas com desenhos, na maioria, ligados às tradições locais genuinamente portuguesas, como a “boneca de Viana” , a “boneca de renda”, a “boneca lenço dos namorados” a “ boneca anjo de Natal”, a ”boneca rainha St.ª Isabel”, a “boneca Nª Sr.ª de Fátima”, entre outros modelos. Vem de Cantanhede.
Catarina Correia. Faz artigos forrados a tecidos de diversas texturas e cores, onde destacamos as almofadas terapêuticas vintage, entre outras com desenhos e criações mais actuais. Também expõe presépios, pinhas de natal e outros artigos decorativos, alusivos a esta quadra. Vem de Coimbra.
Para um momento de confraternização musical, a presença de elementos da Casa do Povo de Tondela, que apresentarão corais natalícios.
A exposição estará aberta ao público de 28 de Novembro a 23 de Dezembro, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9.00 às 13.00h e das 14.00 às 17.30h. Ao Sábado, das 15.00h às 19.00 horas. Encerra aos Domingos e feriados.
Entrada livre.

Divisão de Cultura