22 maio 2012

Museu Municipal comemorou Dia Internacional dos Museus

Celebrado em todo o mundo com variadas iniciativas, o Dia Internacional dos Museus é comemorado todos os anos no dia 18 de Maio.

Dando continuidade a uma política de intervenção cultural que vem sendo seguida pelo Pelouro da Cultura do Município de Tondela desde 2006, os Serviços Educativos/Intervenção Comunitária do Museu Municipal Terras de Besteiros, alargaram as actividades comemorativas desse dia, a toda a semana de 14 a 19 de Maio, realizando visitas programadas.
Partindo da temática “Museus num Mundo em Mudança. Novos desafios, novas inspirações”, a rápida mudança assistida no mundo, repleto de novas tecnologias, que os museus e os seus públicos têm de conseguir acompanhar, foi seguida também em Tondela pelo seu museu municipal, com o novo paradigma do seu discurso museográfico: a componente tecnológica e multimédia.
Assim sendo, o museu foi visitado por variados públicos, desde os jovens com necessidades educativas especiais, a grupos de universidades seniores do país, além de instituições de pendor humanitário. A ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões), visitou-nos (dia 17) no pólo das Reservas de Nandufe com os seus alunos com multideficiência da Escola Secundária de Molelos. No Dia Internacional dos Museus (dia 18), 23 alunos da Universidade Sénior do Instituto Cultural da Maia, exploraram a exposição permanente do museu. Finalmente, aproveitando a estadia na XXIX Conferência Distrital de Rotary em Viseu, cerca de 80 pessoas de várias nacionalidades, visitaram no sábado dia 19, o museu municipal, compartilhando o seu saber e interagindo com as aplicações multimédia: Tangitable para o Património Cultural e Arqueológico na sala A Ferro e Fogo, ecrãs touchscreen para as salas do Território, sala do Barro Negro e sala da Estância Sanatorial, aplicação multimédia na qual se utiliza a Besta como jogo para interagir em cenários de guerra, de caça e de paz.
Para todos, a certeza de que as visitas a museus com aplicações multimédia e conteúdos a elas associados, são uma mais-valia cultural, de cidadania, de modernidade e de interacção pedagógica.

Divisão de Cultura e Comunicação
Serviços Educativos do Municipal