05 Set. 2014

Museu Municipal Terras de Besteiros inaugura exposição sobre a Grande Guerra

Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 29 de Agosto, pelas 18.00h, no museu municipal de Tondela Terras de Besteiros, a exposição temporária “A Grande Guerra e a Literatura”.

No âmbito das Comemorações do Centenário da Grande Guerra, o museu Terras de Besteiros expõe “A Grande Guerra e a Literatura”, que reproduz capas de livros de autores portugueses que, eles próprios, ou foram Combatentes no conflito ou são autores contemporâneos de romances e investigação histórica
Presentes na inauguração o Presidente do Município, José António de Jesus, acompanhado da Vereadora Carla Pires, do comissário da exposição, José Valle de Figueiredo, poeta, crítico literário, ensaísta, natural de Tondela, além de outras individualidades.
Na sua intervenção, José Valle de Figueiredo fez uma completa alusão às obras literárias expostas em cartazes. Citou por exemplo Hernâni Cidade – que viria a ser um dos mais representativos historiadores da literatura portuguesa, e que nesta exposição surge com um poema completamente esquecido, inserido no arquivo poético da grande Guerra, dando-nos a conhecer uma dimensão literária que não se assinala na sua bibliografia.
O Presidente do Município salientou na sua intervenção o prazer que tem em o museu municipal estar inserido num conjunto de iniciativas relacionadas com a comemoração da conflito bélico dos inícios do século XX, em associação com outras entidades nacionais de relevo da vida institucional e cultural portuguesa, casos do Regimento de Infantaria 14 de Viseu.

Em ano de centenário, o museu Terras de Besteiros recorda o conflito presente na cultura portuguesa através da literatura. Patente na exposição vários objectos emblemáticos da época da Grande Guerra, cedidos gentilmente pelo Regimento de Infantaria 14 de Viseu.
A exposição estará patente ao público até ao dia 27 de Setembro. A não perder. Entrada livre.

Divisão de Cultura
Museu Municipal