A+ A A-
05 Set. 2012

Conferência de imprensa de apresentação do programa da Ficton 2012

Em conferência de imprensa realizada no passado dia 3 de Setembro, o elenco municipal apresentou o programa da Feira Comercial e Industrial do Concelho de Tondela (Ficton), assim como as cerimónias que irão decorrer durante as festividades do feriado municipal de 16 de setembro.
No salão nobre, o executivo do município presidido por Carlos Marta, apresentou à comunicação social local e regional, o conjunto de iniciativas que irão decorrer entre os dias 13 e 16 de setembro próximo.

Sob o lema VALORIZAR E DESENVOLVER A ECONOMIA LOCAL, o Vice-Presidente, José António de Jesus iniciou a sua intervenção com uma retrospetiva da feira do ano transato. De seguida focalizou a sua intervenção nos objectivos da Ficton para este ano: valorizar e potenciar o território a nível industrial, comercial e cultural, assim como o artesanato e as demais potencialidades patrimoniais; expor o desenvolvimento do Concelho, dedicando espaços próprios a entidades distintas (Freguesias, Empresas, Instituições, Artesãos, Associações), para que cada um possa demonstrar os seus projetos ou ações, ou os que pretendam vir a realizar; dinamizar a Economia local envolvendo a Comunidade. Em suma, o grande objetivo desta realização.

Apresentou globalmente o programa das festas (ver link no final da notícia), referindo-se ao espaço interior do pavilhão desportivo municipal com empresas e instituições e ao espaço exterior dedicado ao artesanato tradicional e contemporâneo, às Freguesias, à Festa do Frango e às Tasquinhas, à Tenda dos Produtos Endógenos, à EXPO-AVE TONDELA 2012. Salientou que o programa musical deste ano terá um forte compromisso entre a apresentação de vedetas da música ligeira e do fado nacional e grupos locais oriundos de Tondela, reveladores da qualidade artística que existe no concelho e na região. Referiu-se ainda à FESTA DO FRANGO, que ocorrerá às 20.00h do dia 16 de setembro, bem como às TASQUINHAS, uma oferta gastronómica por excelência. Espaço rústico de refeições para jantares e petiscos, são dinamizadas pelo movimento associativo do concelho.

De seguida, cada vereador responsável pelas suas áreas de organização, apresentaram à comunicação social os aspetos mais relevantes da Ficton deste ano.
Carla Pires informando os presentes da reorganização da circulação viária, consequente à organização da feira, assim como a existência de 5 pórticos de entrada com a respetiva iluminação decorativa. Pedro Adão dando conta de que o espaço interior do pavilhão apresentará 88 stands, representando 56 empresas industriais e comerciais, além de instituições concelhias. No espaço exterior, o artesanato comportará 44 stands com 33 expositores. As Juntas de Freguesias apresentam 40 stands distribuídas por 25 freguesias. Pela segunda vez, A Tenda dos Produtos Endógenos, agora com o ESPAÇO AO’SABOR para a promoção e venda de produtos locais, um novo espaço multifuncional com cerca de 300m2, onde vão estar representados 15 expositores do concelho, um espaço de degustação e provas de vinhos. Os objectivos: divulgar e comercializar produtos locais, criar uma marca de identidade que valorize a qualidade e viabilize canais de comércio, reforçando a parceria colaborativa entre os vários produtores. Por último, A SEMANA DO FRANGO, uma novidade da gastronomia do concelho, com a promoção da confeção por 9 restaurantes de ementas à base de frango.
António Dinis apresentou o conjunto das actividades desportivas, com especial destaque para o torneio de futebol sub10, o Encontro da Liga Norte de Paintball e a VIª Edição de Freguesias no Pedal. Além do conjunto de cerimónias oficiais programadas para o dia 16, Feriado Municipal. Acrescentou a informação da personalidade que irá este ano ser galardoada com a medalha de Mérito Desportivo Municipal: Aníbal Coimbra, campeão do mundo de Powerlifting.
A vereadora Cecília Fragoso referiu-se à Revista Municipal, de periodicidade anual, e que sintetiza toda a obra da Câmara Municipal de Tondela, em todos os seus domínios.
Por último, a intervenção do Sr. Presidente do Município. Salientou que este ano o custo total do evento ronda os 200.000 euros, justificando este valor não tanto em relação ao custo do programa musical, substancialmente reduzido, mas na despesa a efectuar em infraestruturas, acreditando que este ano serão oferecidas melhores condições a todos os visitantes e criadas as condições para mais um grande sucesso de um Concelho em Movimento.

Informou a presença do Sr. Secretário de Estado dos Transportes e Comunicação, Sérgio Monteiro na sessão oficial de abertura da Ficton. Por fim, referiu a importância deste acontecimento para a vida do Concelho, evento este que, apesar da profunda crise que o país atravessa, serve como um forte estímulo para a promoção do Concelho de Tondela.
Deixou a forte convicção que esta pode ser a melhor e maior Ficton, pela complementaridade de diversidade do programa, com espaços propícios a uma melhor divulgação das potencialidades do concelho, dos seus produtos e das suas gentes.

Divisão da Cultura e Comunicação
Gabinete de Cultura e Projectos Culturais

 

 

 

 

Agenda de eventos (2)

Próximos eventos (2)

Sorry, no events.

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife