30 Jul. 2014

CMMCTnd Ciclo de Formação “APRENDER PARA FAZER”

O CMMCTnd-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela vocacionado para incutir a prática regular de exercício físico, sobretudo direcionada para grupos especiais (diabéticos, hipertensos, obesos, outros) de faixas etárias extremas (idosos), tem agregado um programa de monitorização de parâmetros de saúde, coordenado por três Enfermeiras que avaliam e registam os desenvolvimentos nesse domínio.

Em parceria com a UCSP-Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Centro de Saúde de Tondela, o CMMCTnd tem, atualmente, 116 participantes inscritos e apoia, os 64 projetos «Saúde em Dia»  (cerca de 1400 utentes com atividade regular 2 a 3 vezes por semana, em todas as Freguesias do Concelho). Nesta parceria, o Técnico de Educação Física permanece, uma vez por semana, no Centro de Saúde recebendo os utentes das consultas, encaminhados pelo seu médico de família. Este trabalho de proximidade, permite encaminhar os utentes para o CMMCTnd e, ali, efetuar uma adequada avaliação da sua condição física incutindo-lhes hábitos de prática regular através de um programa personalizado com acompanhamento de saúde.
Aos objetivos de promoção da atividade física regular, o CMMCTnd acrescentou outra grande preocupação de investimento complementando a área do bem-estar da população com ações de formação, subordinadas às temáticas do “saber” e do “saber-fazer”. O CMMCTnd torna-se, assim, um espaço de formação eclética onde a promoção da saúde e bem-estar assentam no exercício físico e num maior e melhor conhecimento das questões corporais, capazes de contribuir para uma melhor qualidade de vida. Assim, no âmbito do ciclo de formação “Aprender para Fazer”, realizámos durante esta primeira fase (1.º semestre de 2014) seis sessões:

- No dia 10 de Abril, a primeira sessão de formação designada “ Saber Comer para Melhor Viver", foi realizada por uma nutricionista e enfermeira do CMMCTnd;

- No dia 15 de Maio seguiu-se a 2ª sessão, a “Oficina da Memória”, promovida pela "Sala de Ser" - Centro de Apoio à Família. Nesta formação os participantes tiveram a oportunidade de realizar treino mental para estimular as suas capacidades cognitivas..."mente sã em corpo são". Estas sessões com a temática da “Oficina da Memória” prolongaram-se, ainda, aos dias 23, 30 de Maio e 6 de Junho;

- A 6ª sessão, denominada "Como Cuidar dos Meus Pés", foi dinamizada pela equipa de enfermagem do CMMCTnd e teve como principal objetivo alertar para a importância de ter os pés saudáveis e ensinar como, diariamente, o podem fazer prevenindo o agravamento de problemas durante a marcha;

- No dia 2 Maio recebemos a Professora Susana Carrapatoso, estudante de Doutoramento da FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que avaliou 16 participantes do CMMCTnd, com mais de 65 anos. O objetivo deste estudo prende-se com a perceção dos efeitos da participação no Programa Nacional de Marcha e Corrida na aptidão física, na composição corporal, na atividade física habitual, na tensão arterial, na frequência cardíaca e no perfil lipídico da pessoa idosa.
O CMMCTnd foi selecionado a nível Nacional, para fazer parte deste estudo que nos dará, com toda a certeza, resultados interessantes para o trabalho que aqui desenvolvemos. Foi, também, conotado como projeto de Boas-práticas, pelo Consórcio «Ageing@Coimbra». O CMMCTnd continuará nesta dinâmica de crescimento, em parceria com diversas Instituições locais promovendo, assim, a Saúde e o “Bem-estar” da nossa comunidade.